(11)   2574-6949
(11)   3294-4892
Home
Empresa
Soluções
Processo e Qualidade
Certificações e Meio Ambiente
Clientes e Fornecedores
Galeria de Fotos
Contato
Processo e Qualidade

A tinta em pó é hoje um dos mais avançados sistemas de revestimentos para peças que necessitam de alta proteção e alto nível de qualidade em acabamento, tanto para fins funcionais como decorativos.

O atual composto da tintura em pó é resultado de anos de pesquisa de diversos setores da indústria. O objetivo era obter um produto confiável e de fácil manipulação, com alto rendimento, baixa agressividade ao meio ambiente e ao ser humano. Além disso, tinha como meta buscar um custo bastante atraente, considerando-se a realidade financeira do mercado.


Histórico e Evolução

As tintas em pó termo convertíveis apareceram nos Estados Unidos no final da década de 1950. Eram produtos relativamente simples, constituídos por mistura seca de resina epoxídica sólida, pigmentos e endurecedores, cuja aplicação era feita através do processo de imersão da superfície em um leito fluidizado. No início da década de 1960, a empresa Shell efetuou importantes desenvolvimentos que constituíram a base sólida para que os revestimentos em pó atingissem o nível de qualidade que atualmente conhecemos.

A aplicação de tintas em pó por pistola eletrostática foi introduzida em meados da década de 60 pela Ransburg (EUA) e Sames/Gema (Europa). O contínuo aperfeiçoamento desse tipo de equipamento resultou nos modelos atuais, que se destacam por sua leveza, facilidade de operação e manuseio. Até metade da década de 1970 os sistemas epoxídicos eram os predominantes e responsáveis pelo maior parte de tinta em pó, até que outros sistemas fossem desenvolvidos.

Os equipamentos e métodos de aplicação evoluíram rapidamente. Hoje, a aplicação por pistola manual divide espaço com a aplicação de pistola automatizada em instalações que permitem o reaproveitamento do pó não aderido à peça (overspray), reduzindo consideravelmente a perda de material, mesmo considerando que as aplicações por pistola manual podem proporcionar um aproveitamento de até 95% da tinta.


O processo de pintura

De forma resumida, conheça um pouco das etapas do processo de pintura eletrostática, do recebimento dos peças, até a entrega final do produto:

Nosso endereço
Av. Dr. Luis Arrobas Martins, 198
Vila Friburgo - CEP: 04781-000
São Paulo – SP
11 2574-6949 / 11 3294-4892
11 94019-3567 / 11 94756-8672
ID: 35*43*91698
contato@jetfixpinturas.com.br